É um ambiente que estimula a arte e a cultura, visando a construção de valores e virtudes voltados à cooperação e solidariedade.
Missão
Promover a pluralidade cultural e oferecer à comunidade de Alto Paraíso, especialmente aos moradores do Setor Novo Horizonte, a oportunidade de potencializar iniciativas culturais e acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural por meio de um calendário de variadas atividades culturais, artísticas e ambientais, em um espaço de exposição permanente do acervo histórico, visando à construção de novos valores de cooperação e solidariedade.
Visão
Ser um espaço sustentável, inclusivo, de convivência harmoniosa, e uma extensão da Escola Fazenda Bona Espero, com a promoção do resgate da cultura do cerrado, quilombola e campo-cidade.
Valores
Os valores que conduzem nossa caminhada baseiam-se na cooperação, solidariedade, ética, justiça e protagonismo social, integração com a natureza, valorização de uma comunicação positiva, pluralidade cultural, no respeito à Terra e à vida em toda sua diversidade.
O Memorial Bona Espero é um espaço de exposição permanente do acervo histórico da Fazenda Bona Espero, cujos administradores, o casal Úrsula e Giuseppe Grattapaglia, estiveram presentes nos momentos mais importantes do desenvolvimento local, protagonizando diversos deles. Funciona em uma edificação histórica restaurada pela União Planetária em 2022, renovada em sua arquitetura e cores originais, procurando meios de ser acessível a todos os públicos.
Como todo Ponto de Cultura da Rede de Pontos de Cultura do Estado de Goiás, o Memorial Bona Espero procura:
Estima-se que o Memorial Bona Espero esteja envolvendo direta e indiretamente mais de 5 mil pessoas de Alto Paraíso de Goiás, entre crianças e adolescentes atendidos, seus familiares, colegas de escola e comunidade do bairro, influenciando e envolvendo, de alguma maneira, os formadores de opinião da cidade, como a Câmara dos Vereadores e a equipe da Prefeitura Municipal.
É um local que garante que a história do que foi Bona Espero para a cidade de Alto Paraíso permaneça viva, incentivando, ainda, a troca de saberes entre diferentes gerações e a construção de novos conhecimentos que possibilitem uma educação integral.
Em primeiro lugar, o acervo da Casa da Memória, na Fazenda Bona Espero, composto de documentos, fotografias, peças antigas e muitos outros itens, deve estar e permanecer disponível para um maior número de pessoas, para que vejam como foi a origem do município, como a vida era diferente.
A ideia força do Memorial Bona Espero é desenvolver habilidades nos participantes das oficinas, como uma maior facilidade de expressão, de comunicação, assim como elevar a autoestima, pelo fato de conhecerem melhor o universo ao qual pertencem, com seus valores e vantagens. Os estudantes também têm liberdade de criação, ajudando a estimular o empreendedorismo.
Também espera-se que as técnicas tradicionais artísticas e culturais que aprenderão possam servir como o início de alguma produção própria, baseada no aprendizado inicial, mas com liberdade de criação, de forma a estimular o empreendedorismo.
Os resultados esperados estão em total sintonia com os objetivos da Política Nacional de Cultura Viva, especialmente:
V - garantir o respeito à cultura como direito de cidadania e à diversidade cultural como expressão simbólica e como atividade econômica;
VII - promover o acesso aos meios de fruição, produção e difusão cultural;
VIII - potencializar iniciativas culturais, visando à construção de novos valores de cooperação e solidariedade, e ampliar instrumentos de educação com educação;
IX - estimular a exploração, o uso e a apropriação dos códigos, linguagens artísticas e espaços públicos e privados disponibilizados para a ação cultural.
Segundo a Unesco, embora a salvaguarda e a promoção da cultura representem um fim em si, manifestações como essas, ressaltadas em um Ponto de Cultura, também contribuem transversalmente e, de forma direta, para muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por isso, a UNESCO defende:
“colocar a cultura no coração das políticas de desenvolvimento é a única forma de garantir um desenvolvimento centrado no ser humano, inclusivo e equitativo”.
A União Planetária é uma OSCIP que nasceu em Brasília, em 1997, e que contribui com a Fazenda Bona Espero para que o Memorial seja, cada vez mais, um lugar de encontro da cultura regional, com fomento à arte, educação ambiental, comunicação positiva e cidadania!
Inaugurado em 28 de fevereiro de 2023, o Ponto de Cultura funciona na sede da Embaixada União Planetária no Estado de Goiás, localizada no Setor Novo Horizonte, em Alto Paraíso de Goiás. Trata-se da casa construída pela Fazenda Bona Espero para que os adolescentes atendidos pudessem cursar o ginasial, à noite, na cidade.
A expectativa das duas organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, é de que o Ponto de Cultura Memorial Bona Espero seja muito visitado pela comunidade e por turistas de diferentes partes do Brasil e do mundo, entrando para o mapa de pontos turísticos da cidade. E, ao mesmo tempo, possa ajudar as novas gerações a entenderem o passado da cidade. A cultura é quem nós somos e o que molda a nossa identidade.
Atualmente, o Memorial Bona Espero oferece oficinas educativas durante a semana e está aberta ao público local para as sessões do Cine Supren, aos sábados, com pipoca!
Como chegar: Saindo de Alto Paraíso, dirigir pela GO-239 por aproximadamente 8 km em direção a São Jorge. A placa da entrada à Fazenda está à direita. Na estrada de chão, dirigir 4,2 km até a sede da Fazenda.
Local: Município de Alto Paraíso de Goiás, GO, Brasil
Contate-nos para informações adicionais
Fone: +55 (62) 99848-3307 (WhatsApp)
Made with
HTML Code Creator